Nascido na cidade mineira de Cambuí aos 12 de fevereiro de 1918, seu apelido era justamente o nome de sua cidade natal. Filho de Agostinho Caporali, sócio do antigo Pastifício São Luiz, na rua Barão de Jaceguai e da professora Elmira da Silva Pereira, filha de tradicional família mineira, o homenageado chegou em Mogi das Cruzes com 16 anos e teve ao todo nove irmãos.

Aos 18 anos começou a trabalhar vendendo o macarrão fabricado pelo pai. Quando a empresa fechou, ele começou a transportar cargas no eixo São Paulo-Rio de Janeiro. Neste período conheceu o empresário Otávio Leme, que abriu as portas para o mundo dos negócios. Foi durante as viagens que fazia buscando cargas na empresa Nacional Transportes, localizada na Capital, que conheceu o ex­prefeito Waldemar Costa Filho.

Com negócios em Mogi das Cruzes, mas morando em Guararema foi designado delegado de polícia numa época em que para exercer a função não precisava ser bacharel em Direito. Foi eleito vereador e se envolveu com a política conhecendo nomes do cenário nacional, os ex-presidentes Getúlio Vargas, João Goulart e Tancredo Neves. Foi amigo pessoal do ex-governador de São Paulo Adhemar de Barros.

 

**Informações extraídas do Projeto de Lei nº 55/2019 da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes.

 
MANDATOS
10ª Legislatura 01/01/1952 a 31/12/1955
Nenhuma participação na Mesa Diretora, participação em Comissão ou Atividade Parlamentar cadastrada para este mandato.