Hércules Campagnoli nasceu no dia 23 de julho de 1870, em Imola, na Itália. Veio para o Brasil após 1893, e, por volta de 1905, adquiriu uma propriedade em Guararema.
Formou um núcleo agrícola de grande importância, predominando no local a horticultura com troca de produtos entre os colonos e o restante da produção vendida para o mercado no Rio de Janeiro. Foi um dos pioneiros na criação de gado holandês, tendo importado para sua fazenda diversas cabeças selecionadas. Outro fato importante foi a instalação inovadora de luz elétrica na fazenda e um sistema sanitário, uma vez que sua profissão era engenheiro hidráulico e tinha trabalhado no Departa-mento de Águas e Esgoto, em São Paulo.
Trouxe da Itália seus irmãos Guido e Arturo para administrarem a fa-zenda, sendo um deles médico que prestou um valioso serviço de assis-tência aos colonos e pessoas da cidade.
Cabe observar que a fazenda contava com uma pequena farmácia, uma padaria, uma sapataria e um dentista que serviam a toda a comunidade.
Casou-se, em 12 de julho de 1893, com Alceste Campagnoli (de Gênova), e dessa união tiveram seis filhos: Diana, Vicente, Redento, Antonio, Mário e Raul. Faleceu em 1960, em Guararema, aos 90 anos.
**Informações extraídas do Livro "Coleção Memórias de Guararema" da Prefeitura Municipal de Guararema.